A.C.- Papa João Paulo II


Ato de Consagração - feita pelo Papa João Paulo II:


"Santa Mãe do Redentor", Porta do céu, estrela do mar, socorrei o Vosso povo que anela por erguer-se! Uma vez mais nos dirigimos a Vós, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, ajoelhados a Vossos pés aqui na Cova da Iria, para Vos agradecer por tudo quanto fizestes nestes anos difíceis pela Igreja, por cada um de nós e pela humanidade inteira.
"Monstra te esse Matrem!" Quantas vezes Vos invocamos! E hoje aqui estamos a agradecer-Vos, porque sempre nos escutastes. Vós mostrastes ser Mãe: Mãe da Igreja, missionária pelos caminhos da terra preparando-se para o Terceiro Milênio cristão; Mãe dos homens pela constante proteção que nos livrou de tragédias e destruições irreparáveis e favoreceu o progresso e as conquistas sociais dos nossos dias. Mãe das Nações, pelas mudanças inesperadas que restituíram a confiança a povos longamente oprimidos e humilhados; Mãe da vida, pelos múltiplos sinais com que nos acompanhastes defendendo-nos do mal e do poder da morte; Minha terna Mãe de sempre, mas de modo particular naquele 13 de maio de 1981 que senti junto de mim a Vossa presença salvadora; Mãe de todo o homem, que luta pela vida que não morre. Mãe da humanidade resgatada pelo Sangue de Cristo. Mãe do amor perfeito, da esperança e da paz , Santa Mãe do Redentor.
"Monstra te esse Matrem!" Sim, continuai a mostrar-Vos Mãe para todos, porque o mundo tem necessidade de Vós. As novas situações dos povos e da Igreja são ainda precárias e instáveis. Existe o perigo de substituir o marxismo por uma outra forma de ateísmo, que adulando a liberdade tende a destruir as raízes da moral humana e cristã. Mãe da Esperança, caminhai conosco! Caminhai com o homem deste fim de século, com o homem de toda e qualquer raça e cultura, de qualquer idade e condição. Caminhai com os povos para a solidariedade e o amor. Caminhai com os jovens, protagonistas de futuros dias de paz. Têm necessidade de Vós as Nações que recentemente readiquiriam o seu espaço vital de liberdade e estão agora empenhadas na construção do seu futuro. Tem necessidade de Vós a Europa que do Leste ao Oeste não pode reencontrar a sua verdadeira identidade sem redescobrir as suas raízes cristãs comuns. Tem necessidade de Vós o mundo para resolver os números e violentos conflitos que ainda o ameaçam.
"Monstra te esse Matrem!" Mostrai que sois Mãe dos pobres, de quem morre de fome e sem assistência na doença, de quem sofre injustiças e afrontas, de quem não encontra trabalho, casa nem abrigo, de quem é oprimido e explorado de quem desespera ou em vão procura o repouso longe de Deus. Ajudai-nos a defender a vida, reflexo do amor divino. Ajudai-vos a defendê-la sempre, desde o alvorecer ao seu acaso natural. Mostrai-Vos a Mãe da unidade e da paz. Cessem por todo o lado a violência e a injustiça, cresça nas famílias a concórdia e a unidade, e entre os povos o respeito e o diálogo; reine sobre a terra a paz, a paz verdadeira! Ó Virgem Maria, dai ao mundo Cristo, nossa paz!
Que os povos não reabram novos fossos de ódio e vingança: que o mundo não ceda à ilusão de um falso bem-estar que avilta a dignidade da pessoa e compromete para sempre os recursos da criação. Mostrai-Vos a Mãe da esperança! Velai sobre a estrada que ainda nos espera. Velai sobre os homens e sobre as novas situações dos povos ainda ameaçadas por riscos de guerras. Velai sobre os responsáveis das Nações e sobre todos os que regem os destinos da humanidade. Velai sobre a Igreja sempre tentada pelo espírito do mundo. Velai, em particular, pela próxima Assembléia especial do Sínodo dos Bispos, importante etapa no caminho da nova evangelização na Europa. Velai sobre o meu ministério petrino, ao serviço do Evangelho e do homem rumo às novas metas de ação missionária da Igreja. “Totus tuus!”
Em unidade colegial com os Pastores, em comunhão com todo o Povo de Deus, espalhado pelos quatro cantos de terra, também hoje Vos renovo a consagração filial do gênero humano. A Vós, com confiança, todos nos consagramos. Convosco queremos seguir Cristo, Redentor do homem: que o cansaço não nos abata, nem a fadiga nos desalente, as dificuldade não extingam a coragem nem a tristeza, a alegria no coração. Vós, ó Maria, Mãe de Redentor, continuai a mostrar que sois Mãe para todos, velai sobre o nosso caminho, fazei com que vejamos, cheios de alegria, o Vosso Filho no céu.
Amém!

Consagração feita pelo PAPA JOÃO PAULO II, na sua 2ª peregrinação à Fátima.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação dos Salmos