A Palavra


A mais bela obra literária existente no mundo é composta por 73 livros (Católica), a Bíblia Sagrada foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

“Como a Bíblia Sagrada não é um único livro, sua leitura seqüencial, página por página, pode trazer dificuldade e desânimo ao leitor.” Por isso,”recomendá-se um roteiro de leitura de mais fácil entendimento: _Os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos; _Rute, Tobias, Judite e Ester; _ As cartas mais breves de São Paulo e as três de São João; _ Os livros de história do Antigo Testamento; _ As outras cartas dos Apóstolos; _ Os livros sapienciais; _ Os livros dos profetas do Antigo Testamento; _ O Apocalipse.”

O livro dos Salmos está localizado entre o Antigo e Novo Testamento, são 150 Salmos que podem ser pronunciados em forma de cânticos. Cada Salmo possui uma explicação, existem Salmos para fortalecer o espírito, proteção, cura,etc.

Quando nos habituamos a leitura da Bíblia percebemos de que se trata de uma leitura dinâmica, isso porque a Palavra de Deus é viva, e vai nos preenchendo conforme nossas necessidades. Podemos claramente ter várias interpretações lendo o mesmo texto Bíblico, isso acontece porque Deus nos faz entender o que aquela mensagem significa para nós naquele momento. É assim que Deus fala conosco quando lemos a Bíblia, através da interpretação da Palavra na vida de cada um de nós. Porém, para que esse entendimento da Palavra de Deus seja correto, temos que estar em condições de receber a Palavra de Deus. Para que possamos ver, ouvir, entender e sentir a Palavra de Deus devemos estar com nossos olhos, ouvidos, cabeça e coração limpos de tudo o que não for do Espírito Santo de Deus.

Todos os mandamentos de Deus provêm de apenas dois mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas, com toda sua força e todo o seu entendimento, e ao próximo como a si mesmo”. Sendo assim, quem possui rancor, mágoa, raiva, ódio, ressentimentos ou qualquer tipo de sentimento negativo em seu coração não sentirá a Palavra de Deus.

Quem olha a vida do outro e ocupa sua leitura em pornografias, não conseguirá enxergar a Palavra de Deus.

Quem da ouvidos a fofocas e perde seu tempo ouvindo horóscopo e adivinhações, não ouvirá a Palavra de Deus.

Quem usa sua mente para planejar maldades, mentiras e alimentar vícios, não entenderá a Palavra de Deus.

Deus fala conosco todos os dias, de diversas formas, porque Ele é amor, Ele nos ama verdadeiramente, e jamais vai querer o mal para nenhum dos seus filhos.

Somos nós que nos afastamos de Deus, e quando isso acontece saímos da luz para as trevas, no escuro ninguém consegue ver nada. A Palavra de Deus é luz para o nosso caminho, na luz não tropeçamos, pois conseguimos nos desviar de todos os obstáculos, daí a importância da Bíblia na vida de cada um de nós. Na Bíblia está a Palavra de Deus, está à luz para o nosso caminho.

Uma pessoa quando está com alguma enfermidade fica também muito fragilizada espiritualmente, algumas murmuram e chegam até a blasfemar em alguns casos. É exatamente isso que o inimigo deseja, por isso, temos que ser fortes e fiéis a Deus em todas as situações, porque Ele sempre estará conosco se estivermos sempre com Ele. Sendo assim, nunca pergunte por que está enfermo, mas para que você está enfermo. Para refletir sobre a vida que você tem levado, para procurar conversar mais com Deus, para mudar de vida para melhor.

Deus conhece cada um de nós pelo nome, porque todo pai sabe o nome do seu filho, somos filhos de Deus, e estando nós no caminho do Pai seremos imbatíveis em qualquer situação, então não há bruxaria, feitiçaria ou outra arte do inimigo que seja mais forte que o poder de Deus.

Uma única gota do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz é suficiente para perdoar todo o pecado do mundo. Arrependa-se de todos os seus pecados, dobre seus joelhos em oração a Deus, abra verdadeiramente seu coração em confissão, e vá ao encontro do Pai, que estará de braços abertos para abraçá-lo (a).

Quando Jesus escolheu os seus discípulos, não perguntou pelo passado de nenhum deles, não simplesmente porque Jesus já sabia de tudo, mas porque não importava para Jesus o passado de cada um, porque para sua obra não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos.

A leitura da Bíblia em um ambiente tranqüilo e silencioso, próximo da imagem do nosso santo ou santa de devoção, cria em nós um clima de muita fé, porque os santos da Igreja Católica foram pessoas que em determinada parte das suas vidas foram chamados por Deus para viverem em perfeita sintonia com a Sua vontade, dessa forma, seus exemplos de vida santa servem de inspiração para nossa vida. Portanto, as imagens dos santos não são ídolos, elas devem ser veneradas e jamais adoradas, pois só Deus é digno de adoração.

Ler o Evangelho, conversar com Deus em oração e rezar do terço com freqüência, nos protege de todos os males.

Na reza do terço “meditamos a Palavra de Deus e guardamos no coração, porque quando pegamos na cruz, lembramos que o filho de Deus deu todo seu sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Na primeira conta maior, lembramos que há um só Deus onipotente. Nas três contas pequenas, lembramos das três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Na próxima conta maior, lembramos à oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso. O terço tem cinco mistérios que lembram as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, cada mistério tem dez Ave Maria, que nos lembra os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na Tábua de Moises.

Atualmente, são vinte os mistérios contemplados no terço, divididos em quatro grupos de cinco que são: cinco gozosos, cinco dolorosos, cinco gloriosos e cinco luminosos. Nos mistérios gozosos, lembramos do humilde lar de Maria de Nazaré. Nos mistérios dolorosos, lembramos da dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Nos mistérios gloriosos, lembramos que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade. Nos mistérios luminosos, lembramos do batismo de Jesus no Rio Jordão.”


Maria de Nazaré é a Mãe do único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, por isso sua intercessão é tão poderosa. Devemos bendizer a Virgem de Nazaré, por ser a filha predileta de Deus, “bendita entre todas as mulheres”, a “cheia de graça!”

Incentivar a leitura da Bíblia e divulgar a Palavra de Deus para todas as pessoas deve ser um compromisso nosso para com Deus e com o próximo.

Passe adiante essa ideia.


Autor desconhecido


Postagens mais visitadas deste blog

Explicação dos Salmos