São João Batista


São João Batista
(Comemorado no dia 24 de junho)

A HISTÓRIA:

Dia 24 de junho, celebramos a festa da natividade de São João Batista. O nascimento de São João foi celebrado pela Igreja desde os seus primórdios. Ele é o precursor de Jesus Cristo. Será responsável pela preparação dos caminhos do Senhor.

Para o povo Judeu o nome indica uma missão, João significa "Deus é propício". Podemos perceber no evangelho de São Lucas a afirmação de Zacarias em relação ao seu nome (Lc 01, 63). Ele nasce de pais considerados estéreis. Novamente Deus manifesta o seu poder em favor do seu povo afirmando que Ele é o Senhor da vida. A figura de São João Batista nos aponta para uma profunda conversão e ao afastamento de todo relativismo de valores que vivemos em nossa sociedade.

Aprofundamento

A mensagem contida nos evangelhos sempre serão para nós uma Boa Nova, uma notícia que deve nos modificar. Conversão é retorno à fonte, busca do essencial. São João Batista procurou viver no essencial para provar ao povo de Israel que Deus continua agindo. Ele é infalível em suas promessas. João nos indica que Jesus é o cordeiro de Deus, é o caminho que nos leva ao Pai. A partir desta afirmação podemos vencer as angústias que o homem moderno enfrenta hoje. A aceitação do projeto de Deus nos leva a uma profunda transformação de valores. Passamos de uma vida de egoísmo, pensando em nossa realização particular, para uma vida de altruísmo, pensando na realização dos outros. O cristão hoje também é a voz que clama no deserto. Estamos dentro de um deserto saturado de ódio e individualismo. Somos convidados a viver o martírio sistemático do testemunho da verdade que aos poucos irá nos tornando verdadeiramente livres (Jo 08, 32).

Precisamos nos convencer de que a felicidade é um estado de vida. A sociedade vive em um relativismo que valoriza o exterior, sem penetrar na raiz que leva à realização plena do homem. A felicidade só é alcançada na certeza de buscarmos a vontade de Deus manifestada em seu projeto. As alegrias momentâneas que o mundo nos oferece não podem nos seduzir. Esta vida é uma "Segunda Gestação" que nos prepara para a "Felicidade Eterna”. O eixo existencial de nossa vida precisa ser o amor sentido no mais profundo centro, na união com o nosso Criador.

Que São João Batista interceda por nós para podermos viver as verdades contidas no Evangelho sendo testemunhas do amor de Deus.

Frei Giriboni

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação dos Salmos