TEXTOS ILUMINADOS

BOAS MENSAGENS!

São João Batista


São João Batista
(Comemorado no dia 24 de junho)

A HISTÓRIA:

Dia 24 de junho, celebramos a festa da natividade de São João Batista. O nascimento de São João foi celebrado pela Igreja desde os seus primórdios. Ele é o precursor de Jesus Cristo. Será responsável pela preparação dos caminhos do Senhor.

Para o povo Judeu o nome indica uma missão, João significa "Deus é propício". Podemos perceber no evangelho de São Lucas a afirmação de Zacarias em relação ao seu nome (Lc 01, 63). Ele nasce de pais considerados estéreis. Novamente Deus manifesta o seu poder em favor do seu povo afirmando que Ele é o Senhor da vida. A figura de São João Batista nos aponta para uma profunda conversão e ao afastamento de todo relativismo de valores que vivemos em nossa sociedade.

Aprofundamento

A mensagem contida nos evangelhos sempre serão para nós uma Boa Nova, uma notícia que deve nos modificar. Conversão é retorno à fonte, busca do essencial. São João Batista procurou viver no essencial para provar ao povo de Israel que Deus continua agindo. Ele é infalível em suas promessas. João nos indica que Jesus é o cordeiro de Deus, é o caminho que nos leva ao Pai. A partir desta afirmação podemos vencer as angústias que o homem moderno enfrenta hoje. A aceitação do projeto de Deus nos leva a uma profunda transformação de valores. Passamos de uma vida de egoísmo, pensando em nossa realização particular, para uma vida de altruísmo, pensando na realização dos outros. O cristão hoje também é a voz que clama no deserto. Estamos dentro de um deserto saturado de ódio e individualismo. Somos convidados a viver o martírio sistemático do testemunho da verdade que aos poucos irá nos tornando verdadeiramente livres (Jo 08, 32).

Precisamos nos convencer de que a felicidade é um estado de vida. A sociedade vive em um relativismo que valoriza o exterior, sem penetrar na raiz que leva à realização plena do homem. A felicidade só é alcançada na certeza de buscarmos a vontade de Deus manifestada em seu projeto. As alegrias momentâneas que o mundo nos oferece não podem nos seduzir. Esta vida é uma "Segunda Gestação" que nos prepara para a "Felicidade Eterna”. O eixo existencial de nossa vida precisa ser o amor sentido no mais profundo centro, na união com o nosso Criador.

Que São João Batista interceda por nós para podermos viver as verdades contidas no Evangelho sendo testemunhas do amor de Deus.

Frei Giriboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário