A Luxúria

A Luxúria:

A gravidade do pecado da impureza, também chamado de luxúria, é que mancha um membro de Cristo. “Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um de sua parte, é um dos seus membros.” (1Cor. 12,27)

“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?” (1Cor. 6,15)

“Tomarei, então, os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (Gen. 2,24).” (1Cor. 6,16)

Toda vez que eu peco, o meu pecado atinge todo o corpo de Cristo. De forma especial isto ocorre no pecado de impureza; o que levava São Paulo a pedir aos Coríntios, entre os quais havia este problema: “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.” (1Cor. 6,18)

São Paulo ensina que devemos dar glória a Deus com o nosso corpo. “O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o Corpo: Deus que ressuscitou o Senhor; também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1Cor. 6,13). “Glorificai, pois, a deus no vosso corpo.” (1Cor. 6,20)

Nosso corpo está destinado a ressuscitar no último dia, glorioso como o corpo de Cristo ressuscitado. “Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador; o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso...” (Fil. 3,20)

Isto explica a importância do nosso corpo, que levava Paulo a dizer aos Coríntios: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós.” (1Cor. 3,16-17)

Jesus foi intransigente com o pecado da impureza. No Sermão da Montanha, Ele disse: “Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher; já adulterou com ela em seu coração.” (Mt. 5,27-28). Jesus quer assim destruir a impureza na sua raiz; isto é no coração dos nossos pensamentos.

“Porque é do coração que provém os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.” (Mt. 15,19)
Para viver a pureza há, então, que estarmos em alerta o tempo todo, como recomendou o senhor: “vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt. 26,41)

Todos nós já pudemos comprovar como é fraca a natureza humana, enfraquecida pelo pecado original.

Após o pecado de Adão não nos resta outro remédio: vigiai os nossos sentidos, pensamentos, olhares, gestos, palavras, atitudes, comportamentos, etc., e buscar na oração e nos sacramentos, o remédio e o alimento para vencer a nossa fraqueza.

Prof. Felipe Aquino (Revista Canção Nova – janeiro de 2009)

Assinar mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação dos Salmos