TEXTOS ILUMINADOS

BOAS MENSAGENS!

O Sinal da Cruz: simples e poderosa oração.


Hoje em dia, muitas vezes executamos, quase dir-se-ia "automaticamente" uma oração que é muito comum entre nós: o Sinal da Cruz! Entretanto, sabemos realmente qual o verdadeiro valor de tal oração?

O valor dessa simples mas forte oração é para nós católicos, o que o uniforme é para o soldado. Através dela, professamos que nós cremos na doutrina do Salvador crucificado.

Diz o Catecismo Católico popular que o que importa é não fazer nunca o sinal da cruz muito à pressa, e pensar, quando se faz, na majestade do Altíssimo que nomeamos.

Ao fazermos o Sinal da Cruz, professamos os principais mistérios da religião: a Unidade e Trindade de Deus e a Encarnação, Paixão e Morte do Redentor.

Pelo Sinal da Cruz lucramos as bênçãos de Deus e, além disso, recebemos proteção contra o demônio e contra um grande número de males espirituais e temporais.

Em certa ocasião por volta do ano de 325 d.C., a Imperatriz Santa Helena, mãe de Constantino Magno, encontrou o Santo Lenho, ou seja, a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde o homem Deus fora crucificado. Ao encontrá-la, vários doentes apenas tocando no Sagrado Madeiro, eram miraculosamente curados. Este fato nos mostra que a cruz livra dos males temporais, e o Sinal da Cruz não é menos poderoso. Que alivio não recebem de Deus as almas que com piedade e devoção fazem o Sinal da Cruz.

São João Evangelista, ao estar tomando uma refeição serviram-lhe uma taça de vinho envenenada, ele, como apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e verdadeiro Cristão, ao iniciar a refeição fez o Sinal da Cruz. Qual não foi a surpresa ao ver que o seguidor do Divino Mestre, ao tomar a taça de vinho empeçonhada, nada aconteceu. Ó prodígio da Santa Cruz!

Devemos fazer com frequência o Sinal da Cruz, sobretudo ao levantar e ao deitar, antes e depois das orações, antes e depois das refeições, antes e depois de sair de casa, no momento das tentações e antes das nossas ações de cada dia.

Ainda acrescenta-se um sacramental que nos ajudará muito: A água benta. É muito útil ao persignar-se usar a água benta. Este sacramental é muito eficaz, em especial contra as ciladas do demônio, devido à oração que é invocada sobre a água.

Eis o que nos diz o Catecismo Católico popular: "Sois insensatos se tendes vergonha de fazer o sinal da cruz, Cristo por sua vez se envergonhará de vós. O demônio diz Santo Inácio de Antioquia, se goza de ver renegar a cruz, que é a sua ruína, e o sinal da vitória ganha sobre o seu poder."



Nenhum comentário:

Postar um comentário